COMO USAR LENTES DE CONTATO NO VERÃO (PRAIA E PISCINA)

Usar lentes de contato no verão é possível sim! Só precisa de alguns cuidados especiais. Como estes ambientes são muito úmidos, a presença de bactérias é mais constante. 

Se você pratica algum esporte aquático,como natação e hidroginástica, ou curte aproveitar o verão em praias e piscinas, opte pelo uso das lentes de descarte diário.

As bactérias encontradas nestes locais mais úmidos podem se alojar nas lentes e serem prejudiciais aos seus olhos. Então, com as lentes de descarte diário, você evita esta contaminação.

 Algumas outras dicas que também vão te ajudar a curtir tranquilo:

 – Não abra os olhos debaixo d’água: Essa prática não é recomendada, pois a possibilidade de contaminação é muito maior, já que a água fica mais tempo em contato com os seus olhos e com as lentes. Abrir os olhos enquanto está mergulhando agrava a chance de infecção por um protozoário chamado acanthamoeba. Esse microrganismo causa uma infecção difícil de tratar que pode levar à cegueira do olho afetado.

Sendo assim, o ideal é evitar a entrada de água nos olhos. Mas, se acontecer, troque a lente assim que possível, uma vez que esses microrganismos permanecem em contato com os olhos enquanto você estiver usando as mesmas lentes. 

Caso vá mergulhar, opte por usar óculos de mergulho. Assim, você pode abrir os olhos sem preocupação e aproveitar mais o momento!

– Ao fim de toda a diversão, para limpar suas lentes, use sempre as soluções de limpeza.

 – Retire as lentes antes do banho no chuveiro:

Esse hábito passa despercebido por muitas pessoas, pois nem imaginam que um simples banho pode causar complicações sérias na saúde dos olhos. O banho de chuveiro também pode oferecer risco de contaminação porque, apesar de a água ser tratada, podem haver bactérias no encanamento ou no chuveiro. O ideal é não usar as lentes durante o banho ou retirá-las assim que terminar. Se o olho irritar, retire-as imediatamente.

– Evite coçar os olhos:

Na praia, o vento associado à areia pode causar desconforto e irritação nos seus olhos. A recomendação é não coçá-los, já que isso pode danificar as lentes e também pode machucar os seus olhos. Se sentir algum incômodo, retire as lentes e limpe-as adequadamente.

-Use óculos de sol

Quando você vai à praia, usa protetor solar para proteger a pele, certo? Com os olhos, o cuidado deve ser o mesmo. As lentes de contato proporcionam a liberdade de enxergar perfeitamente sem os óculos, e a maioria delas possui excelente hidratação e proteção contra raios UVA e UVB.No entanto, apenas elas não são suficientes. Como na praia a exposição aos raios solares é maior, é necessário usar óculos de sol com lentes protetoras para evitar que seus olhos sofram maiores danos.

Aproveite que comprando na nossa ótica parceira De Olho Otica, você garante 10% OFF usando o cupom LENTENET em qualquer compra.

 – Guarde suas lentes em um local seguro 

Tome cuidado ao guardar suas lentes de contato na praia. Elas precisam ficar guardadas em um local totalmente limpo e sem possibilidade de contaminação. Não é indicado guardá-las dentro de banheiros, pois esses ambientes têm muita umidade e a presença de bactérias é mais constante. Dessa forma, evite lugares úmidos para guardar suas lentes diárias. Prefira guardar em um local mais sequinho e seguro.

– Alimente-se bem e hidrate-se: Ter uma alimentação saudável é bom em todos os momentos da vida. Entretanto, na praia, esse cuidado deve ser dobrado. Com o calor, nosso corpo tende a desidratar muito mais rápido e, por isso, é importante beber água constantemente. A água é responsável por manter nossos olhos sempre hidratados e lubrificados, evitando o atrito entre a pálpebra e a córnea.

Prefira alimentos ricos em vitaminas A e C, pois elas são importantes para sua saúde ocular. Inclua cenouras, ovos e verduras nas suas refeições durante o verão.

– Faça compressas gelados nos olhos:

Se os seus olhos estiverem irritados no fim do dia, mesmo cuidando das suas lentes de contato na praia, fazer uma compressa com água gelada e filtrada, sem deixar a água entrar no olho, pode ser suficiente para diminuir a irritação. No entanto, se ela permanecer, é necessário procurar atendimento médico.

– Vá a um oftalmologista

Se você nunca usou lente de contato antes de ir à praia, é recomendado consultar um médico oftalmologista. Esse profissional indicará qual é o tipo de lente mais indicada para o seu caso e o grau adequado, já que o grau é diferente para óculos e lentes de contato. Além disso, apenas um médico pode indicar o colírio ideal para lubrificação dos seus olhos, caso eles fiquem secos durante a viagem. Nunca se automedique: faça uma visita ao médico e peça as orientações certas.

Carrinho de compras
× Como posso te ajudar?