As lentes de contato tem data de validade e se você não seguir essa vida útil, então pode causar sérios problemas aos olhos, podendo variar de simples coceira nos olhos ou irritação até doenças graves, como doenças oculares, infecções e olhos secos.
Para manter a higiene adequada das suas lentes de contato, separamos 5 sinais indicadores que você não deve ignorar:
1- Lentes nubladas
Certifique-se de examinar suas lentes regularmente. Se não estiver tão claro quanto na primeira vez que você comprou, suas lentes já podem ter bactérias. Para verificar se você tem lentes turvas, tire-as de seus olhos e lave-as com a solução salina. Coloque-os novamente para verificar se é hora de dizer adeus a este par.
2- Sensação de desconforto e irritação
Se você está experimentando algo incomum com suas lentes de contato, então há algo errado. É natural que as lentes de contato colem sujeira e poeira; portanto, não se esqueça de limpá-las com a solução. Não se esqueça de procurar por arranhões também, pois qualquer dano causado às lentes é sinal de que deve alterá-las.
3- Dobras nas lentes de contato
As lentes de contato danificadas em qualquer formato ou forma são um portal para as bactérias passarem. Em vez de proteger os olhos, só permite substâncias indesejadas ou material na córnea e em outras partes do olho.
4- Sem proteção UV
Marcas mais antigas de lentes de contato não têm proteção UV. Se você já teve esse par por um tempo bastante longo, então provavelmente suas lentes não estão protegendo seus olhos dos raios UV. Além disso, seus olhos podem não estar recebendo oxigênio suficiente por causa do material de lentes de contato antigas. Os mais novos foram ajustados e modificados para permitir que a córnea respire e proteja os olhos dos danos provocados pelo sol. Se não for evitado, seus olhos podem sofrer de catarata, degeneração macular e doenças da córnea.
5- Atingir a data de validade da prescrição
Antes de obter um par de lentes de contato, você deve procurar um oftalmologista para saber o tipo certo de lentes de contato para você. Existem diferentes datas de expiração de prescrição para diferentes tipos de lentes de contato:
• As lentes descartáveis diárias devem ser descartadas após o uso por um único dia.
• As lentes descartáveis devem ser substituídas a cada duas semanas.
• A vida útil prescrita das lentes de reposição frequentes é até a cada mês ou a cada trimestre.
• As lentes tradicionais (reutilizáveis) devem ser trocadas a cada seis meses ou mais.
Antes de atingir a data de validade de suas lentes de contato, adquira uma nova já. Por fim, siga o que é prescrito para você. Se você identificou algum item dessa lista referente a sua lente significa que é hora de substitui-la imediatamente. Lembrando que o ideal é sempre consultar um profissional antes.